A cirurgia para afinar o rosto chama-se bichectomia. Como resultado, este procedimento reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino.
A bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes nas bochechas, chamadas de “bolas de Bichat”. Contudo, essas bolsas de gordura estão presentes no rosto, independente se a pessoa está ou não acima do peso.
Vantagens da cirurgia para afinar o rosto
Sobretudo, a bichectomia dura aproximadamente 40 minutos e pode ser feita com anestesia local (com ou sem sedação). Portanto, é possível considerar que o procedimento é prático. A incisão é feita por dentro da boca e não deixa cicatrizes aparentes.
Segue abaixo algumas vantagens desta técnica:
- Produzir alterações na aparência facial (rosto mais fino);
- Reduz a projeção das bochechas;
- Destaca as eminências malares (maça do rosto).
A bichectomia também ajuda a corrigir assimetrias faciais de origem tecidual e possibilita suavizar traços mais grosseiros da face. Afinal, o volume das bochechas esconde o formato do rosto.
Com a cirurgia é possível harmonizar os contornos faciais e conseguir realçar os traços naturais, permitindo ao paciente conquistar uma expressão mais harmônica.
Bichectomia além da estética
O volume das bolas de Bichat não prejudicam apenas a estética facial. Mas, elas também causam prejuízos para a saúde bucal, uma vez que na mastigação os dentes podem ferir a parte interna das bochechas.
Por essa razão, a retirada do excesso de gordura, em alguns casos, além de estética é também uma indicação terapêutica. Entretanto, o intuito é prevenir os cortes e evitar que se formem feridas ou ulcerações. Essas condições são dolorosas e interferem na qualidade de vida do paciente.
Indicação
Como procedimento para fins estéticos, a bichectomia é indicada para quem:
- Está insatisfeito com o tamanho de suas bochechas;
- Sofre de insegurança e baixa autoestima, causadas pela aparência “redonda” do rosto;
- Acha seus traços faciais “grosseiros” ou que tem falta de harmonia no rosto;
- Percebe que o rosto fica muito grande ao sorrir;
- Sente falta de definição facial na linha da mandíbula;
- Tem excesso de papadas no rosto;
- Busca uma aparência mais jovem e atraente para a face.
A bichectomia realça as maçãs do rosto, além de, deixá-lo mais fino e contornado.
Qualquer pessoa pode fazer?
A cirurgia para afinar o rosto através da redução das bochechas só pode ser feita após o completo crescimento da estrutura facial. Portanto, os adolescentes precisam de uma avaliação criteriosa de um cirurgião plástico antes de optar pelo procedimento, caso a família autorize.
Sobretudo, as pessoas que estão acima do peso devem emagrecer primeiro. Portanto, a bichectomia deve ser realizada no paciente somente após atingirem o peso ideal. Embora as bolas de Bichat estejam presentes no rosto independentemente do peso corporal.
Cuidados importantes
Antes da realização do procedimento o paciente precisa passar por uma avaliação com o profissional que fará a cirurgia e realizar exames pré-operatórios.
Para pacientes fumantes, o ideal é deixar o hábito pelo menos um mês antes do procedimento.
O processo de recuperação é simples, podendo ser comparado ao de uma extração dentária. Na primeira semana após a cirurgia é essencial manter repouso, evitando exposição ao sol e esforço físico. Também é indicado fazer aplicações locais de gelo para reduzir o inchaço.