Implantodontia- Bucomaxilofacial - Prótese Dentária
Telefone: (011)99476-7641/(011)2849-6883
Perdizes - São Paulo - SP
ago 4

Uso da Toxina Botulínica (Botox) na Odontologia

botox na odontologiaA Toxina Botulínica, famoso Botox®, é conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto.
Contudo o seu uso não se limita somente ao estético, essa substância pode ser usada para resolver ou atenuar problemas bucais. Apesar de ter uma conservação complicada a sua manipulação e uso são muito fáceis e seguros. Cada vez mais os dentistas estão buscando na toxina a solução para os problemas de seus pacientes.

Esta toxina age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente, feito em dez minutos com agulha fina, como a usada para aplicar insulina, e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes.

Em geral, a utilização da “toxina botulínica” é um tema que divide opiniões: há aqueles que se manifestam contra e os que se declaram a favor da sua utilização, principalmente se pesquisarmos pelo conteúdo na internet.

Abaixo iremos listar alguns casos, em que o Botox, é utilizado.

Bruxismo: o Botox é utilizado para ajudar os pacientes que sofrem por apertar ou ranger os dentes durante o dia ou a noite. A toxina é injetada nos dois lados do rosto no músculo masséter, principal musculo da mastigação e diminui a sua potência e o estímulo para o bruxismo. Vem apresentando resultados surpreendentes mesmo porque é um tratamento bastante novo. Outro uso da toxina é no tratamento das dores orofaciais e problemas e disfunções da articulação têmporo mandibular – ATM.

Sorriso Gengival: Para os pacientes que sempre buscam melhorar o sorriso, a toxina pode ajudar ainda mais. Pessoas que mostram demasiadamente a gengiva – sorriso gengival – têm outra opção hoje ao invés da cirurgia. Paralisando o músculo responsável pelo levantamento do lábio superior de ambos os lados, vamos ter uma menor exposição da gengiva. O bloqueio químico não deixa sensação de anestesia ou face paralisada. A toxina botulínica na odontologia estética.

Hipertrofia do músculo masseter: Esse músculo, é o mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Fazendo a aplicação terapêutica da toxina botulínica, e diminuindo a hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente.

Em Implantes de carga imediata: A aplicação da proteína, uma semana antes da cirurgia de implante com carga imediata, facilita a integração do implante na mandíbula ou maxilar, pois diminui a força de fechamento da boca durante o período de integração do implante.

Esses são alguns dos problemas que são amenizados com a utilização do famoso Botox.

As aplicações são rápidas descomplicadas, e indolores, e o resultado aparece em alguns dias. O dentista capacitado em toxina botulínica está apto a ajudar as pessoas com esses problemas.

Porém há alguns casos em que a utilização do Botox é contra indicada.

Em quais casos a toxina botulínica está contra indicada?

A aplicação de toxina botulínica está contra indicada em pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação. Outra contra indicação importante é nos casos de portadores de doenças que afetam os músculos como, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica.

Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.

Devemos sempre estar atentos ao que vem surgindo de tratamento, para ajudar na melhor qualidade de vida dos clientes.

Dr. Fernando Peres

Dr. Fernando Peres é Mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, ILAPEO – Curitiba. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru. Especialista em Implante Dentário pela APCD de Bauru. Odontólogo pela Universidade do Sagrado Coração-Bauru.