Implantodontia- Bucomaxilofacial - Prótese Dentária
Telefone: (011)99476-7641/(011)2849-6883
Perdizes - São Paulo - SP
set 8

Quando é recomendado e Quais os tipos de Implantes Dentários?

implante dentárioPara começarmos este texto, lhe faço uma pergunta: O que são implantes dentários?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

A falta de um ou mais dentes interfere diretamente no funcionamento do organismo. Não raro, pessoas com falta parcial ou total na arcada dentária apresentam problemas estomacais, por exemplo, já que os dentes funcionam como uma linha de produção, tendo cada um uma função especifica.

Ou seja, com a falta, os alimentos não chegam devidamente triturados no estômago, o que pode ocasionar gastrites e úlceras. Além disso, a ausência dos dentes prejudica o convívio social: hoje, o cuidado com a aparência ganha cada vez mais destaque na vida pessoal e profissional.

Sendo assim, o implante dentário é indicado para substituir a ausência de um, alguns ou todos os dentes, e assim devolver ao paciente uma dentição completa, que é muito importante para a saúde geral.

Como funcionam os implantes dentários?

O implante dentário começa com um cilindro de titânio que substitui a raiz de um dente. Esse cilindro pode ter comprimentos variados que se adaptam melhor às diferentes regiões da boca e à quantidade de osso remanescente, mas é sempre implantado cirurgicamente.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.

Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e dar ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.

O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado, que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

Implantes ósseo integrado: São implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:

Prótese Protocolo: Prótese total implanto suportada e implanto retida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.

Prótese Overdenture: Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.

Mais um item importante!

Como deve ser feita a higienização?

A higiene é semelhante à dos dentes naturais: escovação e uso de fio dental após as refeições. E visitas regulares ao dentista. Essas são algumas informações básicas sobre implantes dentários.

Dr. Fernando Peres

Dr. Fernando Peres é Mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, ILAPEO – Curitiba. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru. Especialista em Implante Dentário pela APCD de Bauru. Odontólogo pela Universidade do Sagrado Coração-Bauru.