Implantodontia- Bucomaxilofacial - Prótese Dentária
Telefone: (011)99476-7641/(011)2849-6883
Perdizes - São Paulo - SP
dez 7

Bruxismo: O que é? Quais são os tratamentos?

bruxismo2Neste texto iremos falar sobre bruxismo, um assunto bem importante, que afeta muitas pessoas, e quais as formas de tratamento que podemos utilizar, para curar este problema.

O que é Bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo – um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Como saber se tenho bruxismo?

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo.

Como o bruxismo é tratado?

O tratamento apropriado dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar a fonte potencial de seu bruxismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

O uso de um dispositivo quando dormir: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Além destes tratamento, também podemos utilizar o Botox (toxina botulínica), no tratamento do bruxismo.
O músculo masseter e o temporal, são os músculos responsáveis pelo fechamento e apertura da mandíbula. Em pessoas com bruxismo, esses movimentos ocorrem em parafunção ou seja fora da mastigação e com intensidade muito elevada.

A aplicação de Botox nesses músculos, alivia muito a força excessiva que a pessoa faz quando cerra a boca ou range os dentes. O resultado aparece depois de duas a três semanas, e dura por volta de 4 a 6 meses. A aplicação é rápida e indolor.

O uso da toxina botulínica, tem ganhado força como terapia alternativa e inovadora ao problema, auxiliando cada vez mais os pacientes, e possibilitando uma alternativa no tratamento do bruxismo, entre outros, como de ATM, mas este é um assunto para outro texto.

Dr. Fernando Peres

Dr. Fernando Peres é Mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, ILAPEO – Curitiba. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru. Especialista em Implante Dentário pela APCD de Bauru. Odontólogo pela Universidade do Sagrado Coração-Bauru.