Implantodontia- Bucomaxilofacial - Prótese Dentária
Telefone: (011)99476-7641/(011)2849-6883
Perdizes - São Paulo - SP
jan 18

Mitos e Verdades sobre Implantes Dentários.

implantedentario2Primeiramente vamos esclarecer o que é implante dentário. Como já dito anteriormente em um post aqui no site, implante dentário é um procedimento realizado através da utilização de pinos de titânio que são introduzidos no osso da arcada dentária, passando a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O pino de titânio adere firmemente ao osso tornando-se parte integrante do osso. Vejamos então o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

1. Qualquer dentista pode colocar implante dentário?

MITO. Apenas os dentistas com Pós-Graduação em Implantodontia, os Implantodontistas, é que estão aptos a realizar tal procedimento.

2. Implantes são mais indicados para idosos?

MITO. Adultos de todas as idades podem fazer uso de implante dentário, desde que estejam com a saúde bucal e sistêmica sob controle e o crescimento ósseo tenha cessado por completo.

3. Não se pode fazer implante dentário em gengivas que estejam doentes (inflamadas ou infeccionadas)?

VERDADE. A saúde bucal deve estar em dia e isso significa estar com dentes e gengiva saudáveis.

4. Quem tem diabetes ou problemas cardíacos pode receber implante?

VERDADE. Para tanto, os pacientes devem estar em acompanhamento médico e com a doença controlada.

5. É possível extrair o dente e instalar o implante na mesma cirurgia?

VERDADE. Quem definirá essa possibilidade será o Implantodontista.

6. O implante pode ser rejeitado pelo organismo?

MITO. O titânio, material do implante, integra-se ao osso facilmente. Casos de insucesso são extremamente raros, mas quando ocorrem estão associados a problemas na cirurgia, no pós-operatório, na qualidade do osso ou a problemas mecânicos relacionados à prótese.

7. Por ser um dente artificial, não preciso higienizar?

MITO. A saúde bucal deve estar em dia sempre. Por estar instalado na gengiva e no osso, a higienização é fundamental.

8. Posso me alimentar normalmente?

VERDADE. Esse é o objetivo, devolver a função mastigatória. É claro que logo após a cirurgia, algumas restrições alimentares serão necessárias para garantir uma boa cicatrização, mas elas serão temporárias. Seu Implantodontista fará as devidas orientações.

9. É possível continuar com o fumando depois de colocar o implante?

MITO. Apesar de não ser um fator que contraindique a colocação do implante, taxas de insucesso são mais comuns em pacientes fumantes, uma vez que a cicatrização nesses casos é mais lenta. Portanto, o ideal é que o hábito seja deixado de lado.

10. Não se faz corte em gengiva para instalar o implante?

MITO. De fato existe uma técnica atual em que o implante pode ser colocado sem corte, porém ela não pode ser aplicada em todos os casos. A maioria dos pacientes passa por cirurgia com corte.

11. Após perder o dente, quanto antes se fizer o implante é melhor?

VERDADE. Com o passar dos meses, ao perder um dente, o osso sem função acaba atrofiando (perdendo espessura e altura) em função de um processo fisiológico de reabsorção óssea que ocorre no local. Quando isso acontece, para devolver a qualidade óssea e instalar o implante, outra cirurgia para enxerto ósseo se faz necessária.

12. Pacientes que não possuem muito osso podem receber implante?

VERDADE. Tal como no caso acima, o implante é possível graças à colocação de enxerto ósseo. O enxerto tem como objetivo devolver espessura e, consequentemente, um bom leito receptor para os implantes.

Dr. Fernando Peres

Dr. Fernando Peres é Mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, ILAPEO – Curitiba. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru. Especialista em Implante Dentário pela APCD de Bauru. Odontólogo pela Universidade do Sagrado Coração-Bauru.